Local
Nome do local: Balaio Café
Endereço do local: SCLN 201 bloco B loja 19-31
Canal
#dadosgovbr no IRC Freenode. (não foi usado na ocasião)
Lista de discussão da INDA:
http://groups.google.com/group/lista-inda-gt3Data e hora: 03/02/2012 | 09:00 - 18:00
Objetivo
Replanejar a metodologia de desenvolvimento do portal
Pauta
- Apresentação do produto ao Product Owner (Cesar Brod, Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas)
- Revisão de todas as sprints
- Retrospectiva das sprints anteriores
- Planejamento da próxima sprint
Participantes Presenciais
Nome | Órgão |
---|
Christian Miranda | DSI/SLTI/MP |
Augusto Herrmann | DSI/SLTI/MP |
Cesar Brod | DSI/SLTI/MP |
Nitai Silva | DSI/SLTI/MP |
Alexandre Gomes | SEA/THacker |
Seyr Lemos | DSI/SLTI/MP |
Ramon Fonseca | IBICT |
Denis Moura | DPF |
André brito (Decko) | Intergov/GDF |
Yasodara Cordova | PR |
Ricardo Poppi | PR |
Relato do Desenvolvimento
Sprint Review
Apresentamos para o novo coordenador, Cesar Brod, a atual versão do portal brasileiro de dados abertos.
Percebemos que no início o modelo funcionou muito bem (modelo de sprints de um só dia) mas depois o nível produtivo começou a cair.
Os participantes compartilharam suas experiências sobre o desenvolvimento ágil e o scrum, demonstrando que em 99% dos cenários as metodologias devem ser adaptadas para a realidade atual.
Novamente frizou-se que o processo tem que mudar, pois foi eficiente para começar mas agora o modelo deve ser adaptado ao novo cenário (produtos maiores e mais complicados).
Fizemos uma análise do ambiente atual que é: muitos entusiastas mas poucos comprometidos, dentre todos os participantes, cerca de 10% participam ativamente e um número ainda menor programa.
Percebemos que a grande "mudança de paradigma" não está acontecendo somente no governo mas também na sociedade, o modelo de desenvolvimento colaborativo é novidade também para o cidadão, isso deve ser aceito e tratado de forma que aproximemos as pessoas.
Em seguida apresentamos os resultados do portal até agora:
- Preparamos a versão beta do portal brasileiro de dados abertos, com alguns datasets;
- Customizamos (time de dados abertos) o layout do CKAN para manter a identidade da página inicial;
- Preparamos e estamos em via de disponibilizar para a comunidade uma VM com o ambiente todo configurado, para que desenvolvedores possam ter seu próprio ambiente de desenvolvimento.
Retrospectiva:
Fatos positivos:
- Desenvolvimento colaborativo; Real abertura e transparência do projeto; Construção colaborativa entre sociedade civil e Adm. Pública; Envolvimento Social no desenvolvimento do Portal; Trabalho interinstitucional que pode mudar a forma de trabalho do próprio governo.
- Fomento político, Ministério do Planejamento apóia o projeto; Demandas e recursos pela Lei de Acesso à informação (existe endosso político).
- Trabalhar em grupo fora do ministério; Ambiente descontraído, participativo e aberto.
- Customização do CKAN agora é realidade.
- Participação de novas organizações da Adm. Pública.
- Nomeação de um PO - Project Owner para o projeto (Cesar Brod).
- Software da solução é todo livre e aberto e compartilhado, a forma como os dados são tratados (o software) também deve ser aberta.
- Visibilidade e confiação no projeto.
- Virtualização de ambientes
- Aprender coisas novas e diferentes, pessoas tecnologias e processos - inovação
Fatos médios:
- Heterogeneidade do conhecimento técnico
Fatos negativos:
- Dificultade da divisão das tarefas, pouco tempo de sprints e pouco desempenho durante elas;
- Falta de comprometimento dos participantes voluntários;
- Pouca participação de outros órgãos da Administração pública;
- Falta de articulação política entre os órgãos
- Muitos órgãos não conseguem planejar adiante pois ainda precisam "arrumar a casa", ou seja, lidar com seus problemas
- Os tomadores de decisão dos outros órgãos não investem seus recursos humanos integralmente no projeto (falta de posicionamento estratégico dos órgãos)
- Poucos datasets catalogados no CKAN
- Sprints Curtas
- Desperdício de certas pessoas para executar algumas tarefas que não entregem resultado
- Ambientes de produção e desenvolvimento serão o mesmo
- Aparelhamento tecnologico excessivo
- Publicar (Falta de) Cases (apps) no portal da OGP
- Dispersão, falta de foco dos participantes, falta de pontualidade de alguns nas sprints
- Falta de espaços de trabalho mais adequados
- Agendas impostas externamente aos membros da equipe, prejudicando as sprints
Melhorias:
- Alteração da forma de trabalho do dados.gov.br
- Utilizar o encontro presencial para planejamento e retrospectiva e o tempo entre encontros para execução
- Estratégia de mitigação do risco do não comprometimento:
- Diminuição desse risco realizando contratações de recursos;
- Possíveis ações
- Publicação da Instrução Normativa da INDA devem melhorar o compromisso dos órgãos do SISP
- Aproveitar eventos com cobertura de mídia para incentivar fortemente a assinatura do termo de adesão
- Conversar com stakeholders do Planejamento para tomar ações políticas
- Plano de "marketing político"
- Pensar em uma estratégia distribuída de catalogação dos datasets
- Publicar um manual para publicação de datasets no portal brasileiro de dados abertos
- Uma premissa da resolução desse problema é a resolução do item 3
- Criar colaborativamente um conjunto de tutoriais para publicação
- Fazer uma oficina para catalogação de datasets
- Antes da oficina, consolidar e externalizar os conceitos e fluxos de cadastro de dataset no CKAN (boas práticas e definições de como a coisa deve estar organizada)
- Resolvido pela melhoria 1.
- Resolução desse problema
- Busca por ferramentas de desenvolvimento colaborativo de várias coisas
- Aproveitamento do estudo feito pelo THACKER sobre as melhores ferramentas para desenvolvimento colaborativo
- Esse problema está sendo resolvido com a implantação de um novo servidor
- Precisamos de cautela para não aparelhar demais a ferramenta
- Conciliar as soluções optadas para o portal com outras do Ministério - Minimalismo e padronização
- Buscar os cases junto à comunidade e sobre os datasets no dados.gov.br
- O novo modelo de encontros não vai mais demandar tão fortemente a infraestrutura de rede, facilitando encontrar lugares adequados
- Alternativas: Biblioteca Nacional, LBV, Balaio Café, RNP, SEA tecnologia
- Reflexão e elevação da importancia das sprints para a hierarquia no ministério do planejamento e nos demais órgãos
Planejamento:
Daqui até a data do lançamento do portal nós temos cerca de dois meses, decidimos adiantar a deadline para 2 de abril.
Dividimos esse período em 4 sprints de 15, nas quais seus produtos estão a seguir:
1ª sprint(17/02): INFRA preparada e Design definido
Estimativa - 28 pontos
Realizado -
- Design definido - Yaso
- Arquitetura da informação e Listagem de funcionalidades
- Disponibilização de documento público para levantamento de requisitos do portal: http://okfnpad.org/dadosgovbr
- Cardsorting(3) - 07/02 - Yaso e Poppi
- Estrutura de navegação(1) -
- Tipos de conteúdo (HTML estático, o que vem do ckan, o que vem da onde? se o conteúdo é grande pequeno, se é textual, se tem imagem, multimídia e poraí vai)
- Informação correlacionada e funcionalidades que devem aparecer na páginas
- Wireframes(3)
- Projeto Gráfico
- Identidade Visual(3)
- Disponibilização de documento para levantamento de requisitos de Identidade Visual do portal: http://okfnpad.org/identidade-visual-dadosgovbr
- desenho de ícones e elementos principais de interação com os datasets (3)
- Telas com base no wireframe(3)
- Produção separada do desenvolvimento
- VM de desenvolvimento preparada(2) - Augusto
- VM portada para o XEN(3) - Christian
- VM implantada no XEN (1) - Christian
- release da VM publicada em algum lugar (1) - Augusto
- Manual de catalogação de datasets - Alexandre Gomes e Demoulidor: está sendo desenvolvido colaborativamente aqui: http://okfnpad.org/mancat
- Definição do processo de catalogação(2)
- Escrita do documento(3)
2ª sprint(02/03): Principais funcionalidades implantadas
- Implementação do design, de acordo com padrões e-Gov
- Gerar o Código
- Quebrar as imagens
- Implementação no template atual
- Cases p/ o OGP escritos e revisados
- Aplicativos de exemplo (apps)
- Listar os aplicativos no portal (segurança Pública)
- Ambiente migrado para o serpro (sem migração do DNS)
- Apontar produção para o SERPRO, continuar desenvolvimento no labCluster
- API funcional e estável: Deploy de código automatizado para todos os componentes
- Usuários cadastrados no CKAN
- Conteúdo informacional com links ativos, prontos e validados
- Funcionalidade de Notícias
- Funcionalidade de avaliar e comentar Datasets
3ª sprint(17/03): Funcionalidades acessórias e datasets
- Tutorial / oficina de dados abertos e workshop de catalogação
- Interface limpa para o resultado das buscas
- Interface uniformizada através de proxy transformador implementado (diazo, deliverance )
- Massa considerável de datasets
- Conjuntos de dados: pelo menos 3 áreas, educação, segurança pública e saúde, no mínimo 10 estados e até 700 datasets cadastrados
- 100 datasets cadastrados
- Testes de carga concluídos
- Consulta de datasets por órgão e por assunto (VCGE)
- Processo de encaminhamento de idéias e pedidos de datasets definidos e integrados com a LAI
- IN Publicada
- Comprometimento formal do máximo de órgãos
- Blog e equipe para produzir conteúdo
4ª sprint(02/04): Ambiente funcional e estável
- Cases OGP publicados no portal da OGP
- Ambiente no SERPRO já com o DNS VIRADO
- Ambiente estável e performático
- Caixa aceleradora HTTP (varnish ou outros)
- Curso de EAD para publicação de dados abertos
- Metadados dos datasets embarcados em RDFa
- Deploy de novas instâncias de servidor com balanceamento de carga automatizado